O Departamento de Idosos criou o projeto “Para além dos 60… Aqui Pode”, com o intuito de nele ser ancorado os projetos a serem desenvolvidos. A população idosa tem crescido no Brasil e no mundo. Os estudos revelam que a população mundial tende a ter uma crescente expectativa de vida, nessa fase ocorre muitas mudanças, como o declínio da memória e alterações psíquicas e também a depressão. Muitas vezes essa parcela da população não tem seus direitos respeitados, sendo necessária uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma etapa da vida que possui seus direitos sociais específicos e necessita da manutenção da sua autonomia e cidadania. No ano de 2019, a população idosa brasileira, já ultrapassou em número a população com menos de 14 anos.

Inicialmente foi criado:

1) Roda de Conversas:

Tem como objetivo reunir o grupo de idosos para conversarem, falarem de sua realidade. O idoso em muitos momentos e até em sua família, fica muitas vezes sem voz, sem a possibilidade de decidir por si e para si, além de poder conversar sobre seu “mundo”, sua realidade, angústias e interesses. A roda de conversa possibilita esse espaço para o idoso.

Posteriormente foi criada a oficina:

2) Vida em movimento:

O projeto de intervenção denominado “A Vida Em Movimento” foi elaborado pela Voluntária Renata Ferreira com objetivo de realizar uma intervenção com grupos de idosos através de oficinas que promovam autoconhecimento, resiliência e interação social promovendo assim uma melhora da qualidade de vida. Inicialmente contou com a supervisão da Psicóloga Letícia Cheuiche e quando necessário tem auxílio da voluntária Thais Meister, Pedagoga e Voluntária da Cruz Vermelha.

O Departamento de Idosos realiza encontros nas quartas-feiras de manhã, das 9h30 às 11h, com atividades intercaladas de Roda de Conversa e Oficina da Memória e Criatividade entre os meses de março a dezembro.

As atividades são abertas, gratuitas e podem participar pessoas com 60 anos ou mais. O projeto de intervenção é baseado no bem-estar da população idosa, promovendo relações intergeracionais. O protagonismo do idoso é estimulado através de oficinas e roda de conversas com temas transversais, como memória, sustentabilidade, saúde, relações pessoais, etapas e momentos da vida, enfim, temas que advém do grupo ou são propostos pela coordenação a partir do que o grupo expressa quando da realização de atividades propostas. Todos os temas e formas de abordagens são realizados de acordo com a demanda do grupo.

O Grupo acolhe a todas as pessoas com 60 anos ou mais, com atividades variadas e sempre divulgadas nas redes sociais da Cruz Vermelha Rio Grande do Sul.

Equipe: José Antonio Fracalossi Meister, Gisele Varani, Letícia Cheuiche, Renata Ferreira, Thais Helena Meister.

Coordenador: José Antônio Fracalossi Meister

Vice-Coordenadora: Gisele Varani

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

QUEM SOMOS

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Rio Grande do Sul é parte oficial integrante da Sociedade Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, que representa no país o Movimento Internacional da Cruz Vermelha.

Telefone: 

(51) 3311-5140

E-mail:

Endereço:

Av. Independência, 993 - Independência - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Horário de Funcionamento:

Segunda a Quinta - 08:00 - 18:00
Sextas - 08:00 - 17:00
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram